05/11/2015

Faculdade à distância: como se organizar


Algumas pessoas pensam que estudar à distância é mais fácil pelas suas belas vantagens, porém se não houver organização tudo que é bom vai se transformar em ruim.

Eu estudo na FIC, faço graduação de Serviço Social à distância e estou no primeiro semestre. Trabalho de tarde até de noite, ou seja, só tenho tempo pra estudar quando chego. Não tenho nenhum horário de estudos, ou seja, estudo o que quero quando der na telha. Estudo o dia que quero, pulando de olhos fechados os finais de semana. Não tenho nem um local certo de estudos, faço isso na mesa da cozinha, que deixou de ser mesa para almoço e jantar para ser a escrivaninha mais bagunçada e desorganizada da terra. Vocês acham que está dando certo?

Estou quase no fim do primeiro semestre e isso me fez aprender algumas coisas, quero passá-las a vocês.

1- É bem mais difícil que presencial

Você faz seus horários, decide o que quer naquele dia, tem que estudar totalmente por conta própria. Não vai ter ninguém que puxe no seu pé quando precisar. É você e você. Isso pode ser uma vantagem por um lado, no entanto, se não houver organização com certeza vai se perder, vai atrasar as matérias (como aconteceu comigo) e vai com certeza desanimar.

A dica é: assim que receber as matérias e o calendário do semestre, com todas as datas de início das aulas, início dos fóruns, agendamento de provas e finalmente as provas, comece a distribuir o tanto de aula nos dias e horários que você tem disponíveis. Depois defina qual matéria será em qual dia da semana e o mais importante, CUMPRA! Se não deu tempo, tire uma tarefa do seu dia seguinte para terminar o do anterior e não acumule, senão vira uma bola de neve.

Separe um tempinho para os fóruns. É muito bom começar a responder logo no início, assim que ele abre, pois o professor responde logo e você já começa uma discussão com ele, o que pode te gerar mais pontos. Também é legal ler e responder os colegas, afinal, é uma sala de aula.

Não se esqueça de sempre reservar pelo menos meia hora para revisar as matérias, aprofundar o assunto na internet, fazer algum exercício extra. É importante, você vai sentir o quão é quando chegar a prova.

2- Ambiente

Se não tiver um lugar seu, pra sentar e dizer, agora é a hora de estudar, não vai dar certo. Eu fico na cozinha, olhando pra geladeira, olhando pra TV e quase sempre, enquanto rola a videoaula, no celular. Não dá. Tira o foco. Tem que ter um ambiente adequado, sua sala de aula, onde nada te atrapalhe. Finja que está prestando o ENEM. Leve água, comida e sim, tire a bateria do seu celular e só ligue quando a aula do dia acabar.

Sempre tenha algo que te inspire na sua frente, pra quando desanimar, ficar sem foco, olhar para aquela coisa e seguir em frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adaptado por Isabelle Felicio

Tema Base por Butlariz