04/02/2016

Como organizar seu calendário editorial

Quero começar a nova categoria do blog com um post mais que útil, então vamos falar de organização, do que fazer para que suas decisões se tornem ações.
 
Na segunda publiquei um freebie de um calendário editorial e falei para que ele servia. Resumindo, ele serve basicamente para a sua organização diária de post's e vídeos. Ou seja, você vai saber exatamente o que fazer todos os dias para não deixar seu blog, canal, facebook, instagram etc as moscas. Vai saber exatamente o que publicar naquele dia e conseguir se programar durante suas semanas.

Na verdade é muito fácil fazer isso, o difícil é seguir suas próprias regras, então eu aconselho a colocá-lo na parede, agenda e em tudo que você tem certeza que vai visualizar. 

Pegue uma folha rascunho e caneta agora e nela escreva todas as suas categorias do blog.
Quando você consegue visualizar tudo que tem para falar é mais fácil de organizar.

Agora vamos tentar organizar todas essas categorias durante a semana, incluindo vídeos para o seu canal. Como você está vendo, são muitas categorias e nós só temos 7 dias numa semana. Então você vai escolher as categorias que mais gosta de falar e decidir se ela vai ser semanal, quinzenal e/ou mensal, sempre supondo que você coloque dois vídeos por semana no seu canal. Escolhi 10 categorias fictícias, então posso escolher duas fixas e o resto, móveis.
As duas escolhidas como semanais são as fixas. Tem que haver 4 mensais e 4 quinzenais. Repetindo, isso se você tiver 10 categorias. Mas não se preocupe, quando for fazer isso vai finalmente saber do que exatamente quer falar no seu blog, vai saber o que vale a pena para você ou não. Depois da decisão, vamos encaixá-los nos dias da semana.
E sim, ele está pronto. Agora vamos entendê-lo.

Esse 1, 2, 3 e 4 é referente a semana. Na primeira quarta feira do mês seu post vai ser de dicas, na segunda será de livros e repete. No primeiro sábado do mês seu post vai ser de decoração, no segundo, de organização e repete. No primeiro domingo do mês, vai ser de série, no segundo de filme, terceiro música e quarto, comportamento. Entendeu como é a organização do semanal e mensal? O bom é que você vai falar dos seus assuntos preferidos com frequência e dos outros na medida exata. Todo mundo gosta e ninguém enjoa.

Com isso em mãos bem certinho você com certeza vai conseguir planejar seus posts antes dos dias chegarem, pra não dar aquele desespero chato e de quebra, bloqueio. 
E assim, você vai conseguir planejar suas atividades com o blog de maneira saudável, com folgas, e que se encaixe com sua rotina em casa, no trabalho e na escola. Isso tudo é um exemplo, mas que serviu perfeitamente para mim. Ah, no fim de semana tem folguinha porque você só vai precisar liberar os post que já estão feitos.

Aproveitem para baixar o Calendário Editorial e se organizar melhor. Não se esquece de me marcar nas redes sociais. Ah, e deixa um comentário pra mim se achou esse post útil.

17 comentários:

  1. Poxa rs essa organização que montou pro seu blog ficou bem bacana e o calendário é uma ajuda e tanto pra não deixar as tarefas se acumularem e perderem-se no meio do caminho. Obg ;) e bjins

    ResponderExcluir
  2. Amei o seu jeito de organizar! Me ajudou muito! :)
    http://www.laranjaazeda.com/

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito,vai me ajudar e quem sabe me sobra tempo para fazer outras coisas.Beijos.
    atelierlilybiju.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que legal! Tudo bem organizadinho.. que gracinha. adorei
    http://www.tudo-em-dobro.com/

    ResponderExcluir
  5. oi Isabelle, adorei e já coloquei em prática. Fiz o meu e postei lá no meu blog e mencionei você tbm. confira. Nossa esse post foi muito útil mesmo.
    www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, Isabelle! Adorei como você organiza o seu calendário editorial. E, para eu que estou começando, facilitou muito! Já estou colocando em prática e organizando tudo pelo Excel!
    http://caprichanodecote.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu realmente preciso de um desses, organização com o blog realmente é algo que não tenho muito. O ruim é que como esse ano eu não tenho tempo pra nada se eu fizer um calendário vou me limitar a seguir aquilo, mas vou deixar salvo aqui nos favoritos pra assim que tiver um tempinho baixar esse calendário e me organizar :))
    Adorei o post, beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  8. Seu post ficou muito didático e explicativo. Nao sou nada organizada com os posta do blog, mas juro que tento. Parabéns pelo post maravilhoso e criativo!

    ResponderExcluir
  9. Que demais eu amei, estava precisando.

    ResponderExcluir
  10. eu tenho um problema muito sério quanto à organização do blog. Sempre acabo fazendo um cronograma, mas ele sai do controle! :v eu vou criando posts-rascunho sem terminar, vou publicando duas categorias iguais uma atrás do outra... AHHH! sério, fico meio desesperada :(
    Adorei as suas dicas e já deixei o posts favoritado para que eu possa ~tentar~ criar um calendário desse no meu caderninho de posts no feriado :)
    beijos :*

    ResponderExcluir
  11. Eu preciso muito fazer isso. Achei uma ideia genial. Obrigada pela dica :*

    http://episodiodehoje.com.br

    ResponderExcluir
  12. MEU DEUS, como isso chegou em boa hora. Eu tava super precisando de algo assim! Adorei o post e com certeza vou adotar essas dicas pra fazer o meu calendário editorial pro blog!
    Beijos

    http://by-unicorn.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Gente que legal..... você é professora garota, tão detalhista, amei, parabéns.

    ResponderExcluir
  14. Gente que legal..... você é professora garota, tão detalhista, amei, parabéns.

    ResponderExcluir

Adaptado por Isabelle Felicio

Tema Base por Butlariz