25/05/2016

Dica: Como manter o foco nos estudos

Nem todo mundo ama estudar né? Ok, confesso que na escola eu só queria saber de ler e lia durante as aulas mesmo. Em parte não me arrependo, pois meu amor pela literatura só foi crescendo, só que se tornou um problema muito grande para mim depois e sinceramente, não recomendo. Não recomendo nenhum tipo de distração na escola, só irá piorar as coisas no futuro.

Mas se você entrou aqui é porque está precisando de dicas pra que esse foco que não teve no ensino médio dê as caras agora! Vamos lá para as dicas clichês (mas calma).

Se organize, sério, vai fazer uma super diferença. As vezes eu sento do nada e decido que quero estudar. Isso está muito errado. É necessário manter um hábito, um horário e com certeza, matérias. É super válido já ter anotadinho o que você vai estudar naquele dia. Sabe por que? Porque nós, meros humanos, tendemos a ser preguiçosos e a desistir das coisas antes de começar. Se você decide que vai estudar você tem que começar por alguma coisa. São muitas matérias, muitos assuntos. E se for escolher na hora, vai passar tempos pesquisando, não vai escolher nada e vai acabar olhando nada na internet. Se o seu objetivo for o ENEM e desejar se organizar com esse tópico, clica aqui e vê o planner gratuito que disponibilizei aqui.

Pelo amor de Deus, larga o celular. Desliga a internet. Se possível, vá para a biblioteca da cidade. Lá tem livros e um espaço bem silencioso e concentrado pra você, e o melhor, sem internet. Nem leva celular que é pra não dar aquela coceirinha de ficar mexendo. Se não for possível, coloca seu celular perto de alguém da família e avisa que vai estudar. Se der vontade de usar vai ter que encarar a mamãe. Tenta usar livros e não a internet. Com livros não há tentação pra entrar no facebook.

Mas falando sério, pra mim a melhor dica, a que estou prestes a testar.

Gosto muito de atividades em grupo, mas todo mundo sabe que estudar com amigos não dá certo por motivos de muita "zueira". Então, criei um grupo no facebook para pessoas que querem estudar pro vestibular à distância de uma maneira diferente. 

O intuito é ter um ou dois temas semanais e no fim da semana todos os participantes comentarem o assunto. Também se unir para fazer simulados ao mesmo tempo (isso com uma decisão de horário aceita por todos). É uma ótima maneira para focar. Não o tempo todo, mas toda semana você sabe que é necessário estar em dia com tal assunto.

A ideia é que dessa forma todos nós sejamos meio que "forçados" a estudar esse assunto até o tempo exigido e participar das interações dos assuntos. Sempre que quiser dar uma revisada, é só ir no tópico. E se não participar vai ter que pagar algum tipo de prenda, como, ter que postar um vídeo para as outras participantes falando de algum assunto, enfim. Acho que é uma ótima ideia para fazer com conhecidos e desconhecidos. Se gostarem, entrem no grupo Interação nos Estudos e embarquem nessa ideia comigo.

É isso, espero que atinjam seus objetivos.

16 comentários:

  1. eu no momento não estou estudando mais já terminei, mais pra mim era e é um mega problema de concentração e manter foco nos estudo, ja tentei de tudo, e tudo me distrai.
    http://blogdenisebarbosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Realmente é bem difícil manter o foco quando tem algo que não lhe deixa estudar.. mais quando queremos ter foco, tudo eé só mero detalhe pra isso.. <3
    https://meigaeso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Essas dicas são realmente ótimas, o mais difícil pra mim é largar as redes sociais! ARGHH
    Já pedi para entrar no grupo, tem tudo para dar certo! beijos
    www.parisdepriscila.com

    ResponderExcluir
  4. Já me formei na Universidade, mas o estudo nunca para. Com o blog, estudo todos os dias. E se eu não administrar o meu tempo, acabo me perdendo nos meus próprios planejamentos. Ótimas dicas essas para quem ainda está na escola. Adorei! haha :D

    www.plataformaviajante.com.br

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post Isa! Estou em época de provas da faculdade e o que eu fico mais tentada é em mexer no celular kkk, confesso que sempre que vou pesquisar algum tema eu abro o instagram kkkk.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas Isa! Estou em época de provas na faculdade e a parte que eu mais peco é em aproveitar e visualizar o instagram quando vou pesquisar algum tema kkk, e difícil :/.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. O cérebro é pura programação, né? Eu sou uma pessoa que necessita de organização porque sofro de falta de foco! Amei a postagem <3

    ResponderExcluir
  8. Vim do Daydream , amei o post!! estou super dispersa esse ano não to conseguindo me organizar pra estudar e ja ta na metade do ano,enem vem ai!! #heps kkk preciso de foco amei o post vou entrar no grupo ctz <3 bjss linda

    /lennamaria.com

    ResponderExcluir
  9. Dicas maravilhosas, o importante é manter o foco.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Dicas maravilhosas Isa! O seu planner já tá me ajudando muito

    ResponderExcluir
  11. É ir estudar e não ficar na net, aproveitar o s tempos vagos... Tem hora que estudar cansa, viu? Não sei quando vou parar, não quero nunca!

    www.cantinhob.com

    ResponderExcluir
  12. Dicas maravilhosas, Isa! Eu vou começar a cursa faculdade esse ano, mas também vou prestar o ENEM e vestibular, porém está difícil focar nos estudos, e suas dicas iram me ajudar muito, valeu!
    Beijão

    ResponderExcluir
  13. Ótimas dicas, é muito bom manter o foco! Ainda mais eu que sou toda agitada, preciso muito de dicas como essas.
    pensamentosvoados.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Ótimas dicas, foi nesse ritmo que consegui minha bolsa no curso de Direito! Foco e sucesso!

    Me chama de Bella
    Isabella Proença

    ResponderExcluir
  15. É bem dificil manter o foco nos estudos, principalmente agora que estou ficando louca de tanto estudar por causa do enem... aff nem me fale!
    Mas suas dicas foram 100% uteis principalmente agora!!rs Obrigada linda <3

    ResponderExcluir
  16. Esse post não poderia vir em melhor hora! Amei as dicas e vou colocar em prática! Realmente, conseguir manter o foco é uma luta hahaha
    Beijos

    nicolioliveira.wordpress.com

    ResponderExcluir

Adaptado por Isabelle Felicio

Tema Base por Butlariz