17 de agosto de 2016

Resenha | Quatro

Ganhei esse livro num sorteio do Blog Somente o Necessário e fiquei muito feliz porque era um dos meus mais desejados do momento. Apesar do desfecho da trilogia, não escondo meu sentimento por ela e pelo personagem Quatro. Vou logo dizendo que foi muito bom saber mais sobre ele.

O livro foi dividido em quatro partes. Que irônico não? Começando pela Transferência, que é justamente onde entramos na parte da vida dele que não nos é mostrada. Como ele se sentia na Abnegação, como era morar com Marcus, como as pessoas nem olhavam nos olhos dele, o momento da Escolha e seu último ato de rebeldia.
A segunda parte conta como foi a Iniciação na Audácia. A gente descobre como e quando ele passou a se chamar Quatro, como era a convivência com o irritante do Eric, como ele teve a ideia para sua tatuagem. É muito gostoso assistir a evolução do personagem dentro de outra facção e ainda sim ter a sua própria nele, criar princípios. 

Em O Filho, Tobias passa a vigilar os chefes da Audácia, coisa que já sabemos que ele fazia, mas não sabíamos detalhes. E também é nessa parte que ele descobre a verdade sobre sua mãe. 
Se você já leu Divergente sabe que os detalhes sobre o Quatro não são muitos, já que é narrado pela Tris. Então ler o livro dele é maravilhoso porque é como entrar na sua cabeça. Eu ansiava muito por detalhes como esses.

Na última parte, O Traidor, a Tris já entra na história e acontece o que sabemos que acontece, só que melhor. Ele é uma pessoa difícil de desvendar, então conhecer seus sentimentos crescentes por ela é instigante.
Nesse livro nós não temos uma versão masculina de Divergente. A intenção foi realmente fazer com que nós leitores tivéssemos um maior conhecimento do personagem, que sempre foi tão fechado. Tanto que a história para em um momento em que eu desejei muito que tivesse continuado, mas não porque já sabemos o final e não seria assim tanta novidade.

Acho que a autora parou no momento certo porque assim acho que deu a impressão que ela queria. Ela queria nos mostrar porque e por quem o Quatro decidiu lutar no final de Divergente. Sério, foi uma decisão linda de se ver. 

Gostei muito de como o personagem foi construído, de todas as suas atitudes, de como ele conseguiu confiar em uma pessoa depois de tudo que passou. Deu até saudade dos outros livros, de lembrar o quanto ele era enigmático pra mim e agora eu sei tudo que queria saber.


Autora: Veronica Roth
Editora: Rocco Jovens Leitores
Onde comprar: Amazon | Americanas | Submarino | Saraiva

8 comentários:

  1. This is so inspiring! I love the post:)

    irenethayer.com

    ResponderExcluir
  2. Eu já estava louca pra ler a saga e agora com sua resenha fiquei mais ainda! Tinham me falado mal desse livro, mas depois do que li aqui tive uma visão totalmente diferente, realmente me ajudou.

    http://shinybubbles.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu queria ler muito essa saga mas depois que me deram uns spoilers perdeu totalmente a graça porque foi O SPOILER!! Mas adorei a resenha! Te desejo sucesso com o blog <3

    www.entregalaxiasblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Sempre vejo as pessoas falando super bem desse livro e dessa série, mas nunca tive vontade de ler o mesmo heheh! Mas sua resenha está muito amorzinho <3!
    Beijos,
    www.hitsdomomento.com

    ResponderExcluir

  5. Confesso que nunca li essa série e nem sei muito sobre, mas eu amei sua resenha ♥
    Já fiquei curiosa e agora preciso saber o que acontece kkkkkk
    Adorei ♥♥♥
    ótima segunda
    bjo

    Tati C.

    ResponderExcluir
  6. Nossa que resenha linda, dá para perceber que você ama mesmo a história e consegui sentir sua emoção daqui! *---* Eu não li nenhum livro da saga, mas achei muito interessante a forma que você falou deste, bem objetiva e clara. E achei essa capa liinda! Adorei suas fotos.
    Enfim parabéns pela resenha!
    Beijos
    Tamara
    Blog Tamaravilhosamente

    ResponderExcluir
  7. Faz um tempinho que tenho visto as pessoas indicando esse livro e todas fazem comentários bem positivos. Assisti todos os filmes, mas ainda não li os livros. Está na minha listinha. Beijos, Érika *-*

    ResponderExcluir

Adaptado por Isabelle Felicio

Tema Base por Butlariz