11 de novembro de 2016

A arte das desculpas esfarrapadas

Não podemos adiar a vida, ela não nos espera.
Edna Nunes
Nós temos essa mania terrível de querer algo e não lutar por isso. Sonhar é incrível e sim, podemos conquistar nossos desejos, mas quase sempre os planos são adiados por motivos de: desculpas esfarrapadas.

O termo é muito usado em situações namorada/namorado que não desejam mais se ver ou outra situação semelhante, porém, também se encaixa em casos de estudo por exemplo, "ah, depois eu faço o dever", ou até no trabalho com "ainda tem tempo", "isso pode esperar", "começo amanhã". Sempre usado quando você não quer fazer tal coisa.

E lutar pelos seus desejos? Você também não quer?

Claro que é uma maldade comparar dever de casa com seus sonhos. Fazer tarefa de casa pode ser bem chato as vezes, mas o que realmente te impede de começar a agir é o medo. Ele que paralisa, te faz perder a coragem, pensar que não vai dar certo e dar essas desculpas horrorosas. O medo é como um professor muito chato, você tem que conviver com ele para poder aprender.

COMO PARAR DE DAR DESCULPAS E COMEÇAR A FAZER


O primeiro passo para não se dar mais desculpas é se respeitar. Você sabe que pode e deve seguir em frente, que tem tudo pra conseguir o que quer, afinal, você respira, você vive, você merece. É um desrespeito ficar mentindo pra si mesmo, dizendo que vai começar amanhã e nunca começa.

Um bom exercício é listar todas as desculpas que já deu a si por não conseguir realizar determinadas metas, todas as vezes que sabotou seus próprios sonhos. Coloca tudo num papel e depois passa de uma por uma resolvendo tudo, encontrando soluções para cada problema. Ex: "Não consigo fazer exercício porque não tenho tempo". Está na hora de organizar seus horários, definir suas prioridades e encaixar um tempo para si.

Quando você já tem um costume de se dar essas desculpas é muito difícil parar, porque você fala as coisas e nem mais percebe. Você deve prestar mais atenção no que fala, perceber os momentos, se corrigir na mesma hora, ser determinado.

Não pode aceitar nenhuma razão para procrastinar, coisas como o tempo ou o ambiente propiciam decisões equivocadas. Você consegue fazer o que ia fazer mesmo que esteja chovendo, existem guarda chuvas, e não é porque está na casa da amiga se divertindo que não pode pedir o computador dela emprestado para fazer o que tem que fazer. Viva todos os momentos.

Não hesite em nenhum momento. Você sabe que pode ser só o medo falando e te incitando a criar outra desculpa.

E pra tudo sair bem, pra você se livrar completamente desse fardo que é a autossabotagem, você deve construir uma mentalidade positiva. Pense que para todos os problemas existe uma solução, aprenda com seus erros, não culpe os outros, use sua experiência para criar oportunidades, se motive e principalmente, cuide de você.

Acho que esse texto é muito importante pra começar a maratona de posts de como ir atrás dos seus sonhos que vamos ter esse mês. Não sei se existe alguém que consegue a proeza de não dar desculpas a si mesmo, mas é necessário ao menos compreender que isso é um mal na nossa vida, que nos fazer ter atitudes que não nos ajudam quando a questão é ir em luta pelos nossos desejos. Ao entender eu tenho certeza que depois de realmente tentar vamos conseguir ir em frente sem causar problemas a nós mesmos. 


30 comentários:

  1. Sair da zona de conforto, parar de se lamentar e de dar desculpas pros outros e pra nós mesmo. Faz parte da vida, tem que virar um estilo de vida.. Muito bom seu texto, gostei bastante :)
    Parabéns

    Beijos
    Fran
    Achei e Rabisquei

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse post, dá um up legal na pessoa. Eu vivia deixando as coisas de lado, não tinha interesse em resolver alguma coisa, porque acreditava que eu não era capaz de aprender errando. Hoje penso diferente e com esse texto, comecei a enxergar coisas melhores e vejo que estou no caminho certo.

    ResponderExcluir
  3. EU ANTGAMENTE DAVA MUITAS DESCULPAS, MAIS APRENDI QUE É ALGO RELATIVO, QUE NAO QUERO QUE INVETEM DESCULPAS PRA MIM ENTAO PAREI TAMBEM, HOJE ESTOU BEM MELHOR CMG MESMA. BEIJOOS <3
    http://atraspenteadeira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Isabelle, que postiznho lindo <3 Me lembrou bastante de uma palestra que assisti esses tempos e acho que pode ser útil pra sua série de posts (inclusive, muito ansiosa por eles hahah).
    A palestra era essa aqui: https://goo.gl/PPTtO0 :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já salvei nos favoritos pra ver depois. Amei o título dessa palestra. Vou ver com o caderninho do lado.

      Excluir
  5. Esse post foi muito importante pra mim, afinal eu sou meio acostumado em dar desculpas, me acomodei, tenho preguiça enfim... Mas você tem toda a razão é vou usar esse post como inspiração e viver sabe, afinal o dia está passando, a vida correndo e eu aqui em um quarto ouvindo músicas depressivas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realidade de muita gente, pode acreditar. Agora é sair dessa e ir em busca do que quer.

      Excluir
  6. Isabelle que amor ♥ Adorei o post.
    Eu definitivamente sou assim, dependendo do assunto fico enrolando dias para resolver, espero até os 45 os segundo tempo haha
    Mas agora é sério, concordo muito com você. Devemos para de arranjar desculpas esfarrapadas e começar a fazer as coisas a darem certo.
    Amei o post, beijooos! ♥ :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente até considera isso normal né?!
      Vamos fazer dar certo ♡

      Excluir
  7. Perfeito ♥
    Eu sempre penso que sou capaz de fazer o que quiser, de realizar meus sonhos, mas se eu não começar a agir, onde irei chegar? Se não começar a andar, não sairei do lugar.
    Estabelecer prioridades, definir horários e saber o que fazer são o começo de tudo ♥

    ResponderExcluir
  8. Oiii,
    adoro esses textos que nos inspiram a melhorar <3
    amei muito <3
    também amei seu template <3
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Parabens! Texto muito bem feito sobre um assunto que praticamente todos nós fazemos. Devemos sair da nossa área de conforto para começarmos a correr atrás do nossos sonhos.

    ResponderExcluir
  10. Eu decidi começar a aprender inglês e hoje não vi nada, só por conta desse texto, vou ir atrás desse meu sonho e não vou deixar pra amanhã, pra amanhã, pra depois e sempre ir adiando, se não, nunca vou aprender. Muito obrigada por ter feito esse texto, motivou muito!

    Beijos,
    http://juliannesoueu.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Começa e não desiste, se motiva todo dia e vai conseguir!

      Excluir
  11. Estou sempre tentando ser mais organizada pra não usar mais nenhuma desculpinha dessa, pra nada.

    "Ex: "Não consigo fazer exercício porque não tenho tempo". Está na hora de organizar seus horários, definir suas prioridades e encaixar um tempo para si." - É o que SEMPRE digo!

    ResponderExcluir
  12. Sair da zona de conforto é bem complicado, ainda mais quando se tem coisas do passado e traumas pesado que te impedem. Eu tenho certas coisas de mais ou menos 7 anos atrás que me impedem de realziar coisas minimas até hoje, sabe? Tento e tento diariamente, mas, não é simples ): mas, adorei o texto! sair da zona de conforto é super necessário, não podemos parar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo mundo tem problemas, traumas, tudo é diferente pra cada um. Eu tenho certeza que você tenta superar isso todos os dias e só posso dizer: não desista, qualquer dia desses você vai se libertar. Você pode conseguir tudo que quiser, basta continuar tentando! ♡

      Excluir
  13. Amei o texto, com certeza me identifiquei muito. Vou começar a fazer a lista das desculpas esfarrapadas eu eu me dou e acabar com essa autossabotagem que fica nos colocando para baixo.
    Beijos, ELiza

    ResponderExcluir
  14. Esse texto veio em boa hora, porque eu sou exatamente o tipo de pessoa que adia seus próprios sonhos por medo, e inventa desculpas para não ir atrás e sempre deixa pra depois. É incrível como o medo nos impede até daquilo que sonhamos, né? Preciso parar com essas desculpas e enfrentar o que me amedronta, pelo menos tentar e quem sabe conquistar o que eu sonho.

    ResponderExcluir
  15. Eu tinha essa mania de deixar tudo para depois por pura preguiça, hoje em dia se eu dissesse que não tenho um pouco disso seria mentira, tento não pensar muito, só levanto e faço o que tem que ser feito.
    Blog da Vicky

    ResponderExcluir
  16. Me pego pensando nisso várias vezes. Já me incomodei com pessoas agindo dessa forma, dando desculpas para esconder que eles não foram atrás de meio para conseguir seus objetivos e se conformam com a situação. É muito mais fácil. E eu também me pego me autossabotando e desde a primeira vez que eu aprendi o que é se autossabotar tenho pavor só de ouvir. Vou até fazer uma listinha das coisas que tenho que fazer e tentar tudo aos poucos, dessa forma consigo algumas metas de uma forma não tão árdua e que esteja ao meu alcance.
    Ótimo texto!

    De cara com a Juh

    ResponderExcluir
  17. OMG. Acabei de "conhecer" teu blog. Parabeeens tesouro. Adoro blogs assim, cheio de vida e conteudo que te faz pensar. Conscientemente sabemos que a linha de conforto nunca nos leva para muito longe. Mas precisamos fazer algo a respeito. Keeep going! :*

    http://www.verdadeescrita.com/o-drama-do-meu-aniversario-esta-chegando/

    ResponderExcluir

Adaptado por Isabelle Felicio

Tema Base por Butlariz