18 de janeiro de 2017

Resenha | O Sobrinho do Mago - As Crônicas de Nárnia #1

Escolhi O Sobrinho do Mago para ser a minha leitura do tema "fantasia" do I Dare You, um projeto literário, organizado pelo Estante de Desafios, que propõe a leitura de diferentes gêneros literários como desafio, dando três temas mensais para os participantes, aos quais eles só precisam escolher um para participar.

Achei que começaria muito bem o desafio lendo as Crônicas de Nárnia, já que tinha adquirido o exemplar com todos os livros em um. Imaginem minha surpresa de iniciante ao saber que "O Leão, a Feiticeira e o Guarda Roupa" não era a primeira história.

Pois bem, em o Sobrinho do Mago vamos saber um pouco mais sobre magia, sobre a feiticeira, de onde tudo veio, até o guarda roupa, e principalmente, pra mim a cena mais linda, a criação de Nárnia.
“A lembrança daquela bondade dourada retornava, dando-lhes a certeza de que tudo estava bem. E sabiam que podiam encontra-la ali perto, numa esquina ou atrás de uma porta.” 
A criança Digory, que será o Professor no futuro, acaba de se mudar contra sua vontade para Londres. Sua mãe estava muito doente e eles acabaram indo para a casa da Tia Leta e do Tio André. Lá ele conhece Polly, sua vizinha, e logo se tornam grandes amigos.

Não eram crianças de travessuras, até porque elas obedeciam nessa época. Mas Polly achou um lugar em casa que conectava todas as casas da vizinhança. Foi assim que os dois, ao decidir ir para a casa ao lado da de Digory que supostamente não tinha ninguém, e acabaram parando sem saber no quarto proibido de tio André, e não estava vazio.

O tio, que até então só havia sido explorado como uma pessoa louca, deu a parecer mais ainda que isso era verdade. Ele havia criado uns anéis, verdes e amarelos, chamativos. Polly, sem saber que aquilo a levaria para outro mundo, aceitou um amarelo e pôs no dedo, sumindo imediatamente. Assim ele conseguiu chantagear Digory a usar outro anel, levando dois verdes para que pudesse voltar com Polly. E assim os dois descobriram não só a existência da magia, nem de outro mundo, mas de vários mundos, e os anéis serviam para levá-los a todos eles.

É uma fantasia incrível, cheia de detalhes, mas em nenhum momento é cansativo. Eu até cheguei a sonhar com a história e acordei com a sensação de que existia o filme e que eu tinha assistido. Além disso é cheio de aventura, muita coragem por parte das crianças, irresponsabilidades, covardia, maldade e bondade também. Nem consigo descrever o quão apaixonada eu fiquei pelo Aslam.

A escrita do C. S. Lewis é maravilhosa, ele cria um narrador interessante, com opinião pessoal e detalhes do futuro, deixa a história fluida e nada tediosa, em certos momentos engraçada e até emocionante. Só que o mais incrível são os sentimentos que essa escrita nos faz sentir.

Autor: C. S. Lewis
Editora: Martins Fontes



11 comentários:

  1. Oii! É tão bom quando a gente se surpreende com um livro né? E acho que o livro só é bom de verdade, se você pensa nele ou na história até quando não está lendo.. como você sonhar com ele HAHAHA. Eu sou igual. As vezes misturo os nomes dos personagens com pessoas do meu dia a dia, eu meio que troco sabe? Livro bom é livro assim. Muito legal sua indicação. Beijo

    ResponderExcluir
  2. Eu li esse livro já tem um tempo, mas ainda lembro da sensação maravilhosa ao ler-lo. Amei seu blog <3

    ResponderExcluir
  3. Que amor, nunca tinha visto esse livro '-', mais já vou procurar, você sabe se tem em pdf em algum site ?... fiquei curiosa kkk belo post!

    ResponderExcluir
  4. Quero muito ler As Crónicas de Nárnia, mas tô enrolando faz um tempão haha

    Gostei da resenha, bem explicada e me deixou com mais vontade ainda!

    www.gauchice.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Meu marido tem As Crônicas de Nárnia completas mas eu nunca parei para ler, só vi alguns filmes (que dizem serem bem pior que os livros). Vou já parar para ler em breve. Bjo!

    www.pandapixels.com.br

    ResponderExcluir
  6. Tenho muita vontade de ler. Assisti aos filmes e gostei, acredito que vou gostar ainda mais dos livros <3

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    C. S. Lewis é um geniooo sério!
    Adorei sua resenha, concordo com você ele escreve de uma forma que transmite coisas unicas mesmo!

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho muita vontade de ler os livros das Crônicas de Nárnia. Parece um universo muito interessante. Eu gosto muito de histórias e personagens fantasiosos assim.
    Deu mais vontade!

    ResponderExcluir
  9. Que resenha mais fofis! Você realmente mergulhou na leitur neh! Ou eja, acho que vc foi quase um personagem! Bem as Cronicas arnia sõ adoráveis. Espero um dia poder ler todas!
    Bjks
    http://solzinhartes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu estou com esse livro na cabeceira para ler, mas estava com receio de achar chato, porque nunca tinha visto nenhuma resenha! Adorei como descreveu tudo e com certeza hoje mesmo começo a ler <3

    Beijos,

    www.rodoviadezenove.com.br

    ResponderExcluir
  11. morro de vontade de ler as cronicas de nárnia! adorei sua resenha, pois me fez ter ainda mais vontade ♥

    ResponderExcluir

Adaptado por Isabelle Felicio

Tema Base por Butlariz